quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Reciclagem de óleo de cozinha


Sabe o óleo de cozinha, de soja, girassol ou canola, por exemplo, freqüentemente utilizado em frituras. Pois bem, sem falar no mal que o excesso pode causar ao organismo, ele também faz um enorme ao meio ambiente se jogado pelo ralo da pia, pois provoca o entupimento das tubulações nas redes de esgoto, aumentando em até 45% os custos de tratamento.


Pensando nisso e em uma outra finalidade para o óleo usado, a equipe do projeto, iniciaram uma coleta pelo município. "Mapeamos a cidade em 12 regiões e cada semana passamos em uma delas para coletar óleo de cozinha, em pontos comerciais e residenciais. Apesar da grande concietização, ainda há muitos que não sabem o que fazer com o material usado. Em parceria com igrejas, líderes local e as redes sociais, passamos a divulgar o projeto, para que quem não tiver um destino para o óleo possa nos procurar, vamos até o local recolher o material.
Além de realizar esse trabalho, a cada cinco litros fornecidos, O projeto oferece algum tipo de lembrancinha.
E para estender o projeto também estabelecemos um trabalho em conjunto com uma cooperativa que já realiza a coleta desse material,tambem recolheremos residuos sólidos como latas, vidro e papel, em condomínios. Pretendem aproveitar a logística já existente, investir e ampliar a tarefa incluindo o resgate do óleo usado e estender a atuação para outros pontos da regão
O descarte do óleo vegetal usado nunca foi tão discutido como atualmente. Utilizado na fritura de alimentos, é visto hoje não só como um vilão da saúde do homem, mas também como um grande agente poluidor quando descartado incorretamente no meio ambiente. Diante da gravidade do problema, O Projeto Vida Nova de Joinville criou esse projeto, oferecendo orientação quanto ao destino adequado do óleo de cozinha residual sem gerar degradação e prejuízo ambiental.
O óleo deve ser trazido em garrafas pets e depositado nos "Ecopostos" locais indicados por você. O material será repassado às empresa fabricante de biodiesel e utilizado nas oficinas de reciclagem na fabricação de sabão e detergente.
A iniciativa tem como objetivo criar um modelo de desenvolvimento sustentável, reduzindo o uso de matérias-primas e produtos e o aumento da reutilização e da reciclagem como forma atrativa de gerenciamento de resíduos. A transformação em insumos contribui para a economia dos recursos naturais e para o bem estar da comunidade.
Faça a sua parte! Assuma este compromisso colaborando com a preservação ambiental para a atual e as futuras gerações!


Maiores informações aqui no blog do projeto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.